Tabus da Falta de Crescimento

Nossa taxa de crescimento nos últimos 40 anos foi da ordem de 1% ao ano no PIB/cap e 2,6% no PIB. Não sabemos crescer. Contudo criamos uma série de justificativas para este fracasso econômico:

  • Inflação
  • Governo corrupto
  • Empresários incompetentes (produtividade)
  • Infra-estrutura ruim
  • Mão-de-obra desqualificada (educação)
  • Religião católica avessa ao lucro
  • Colonização portuguesa
  • Imperialismo norte-americano e europeu
  • Concentração de renda
  • etc.

Imagine a China em 1978 saindo do comunismo na economia e entrando no capitalismo. De lá para cá tem tido taxas de crescimento da ordem de 10% ao ano. Um país que cometeu o absurdo de entrar no comunismo, ignorou meritocracia e expulsou empresários, professores e líderes políticos para Taiwan. Qual era o contexto desta economia quando começou a crescer 10% ao ano? Pior do que o nosso?

A principal razão de nossa falta de crescimento é nossa irresponsabilidade. Colocamos a culpa em fatores externos. O jardim do vizinho é mais bonito.

Comecemos a ser cidadãos responsáveis, ou seja, vamos tomar atitudes que melhorem nossa comunidade composta pelas pessoas que vivem no Brasil, nossos vizinhos e conterrâneos, as pessoas com as quais convivemos em nosso dia a dia.

Sobre os tabus:

Inflação. Aumento de preços. Uma das variáveis da economia. Necessária quando há um desalinhamento entre oferta e demanda. Crescimento econômico é baseado em demanda maior do que a oferta. Só há crescimento se a demanda for maior do que a oferta então precisamos conviver com inflação durante os primeiros anos do crescimento. Após o crescimento estar totalmente presente nas mentes dos empresários eles já projetarão oferta igual a demanda crescente e, desta forma, a inflação deverá ceder significativamente. Diferente de inflação gerada por déficit fiscal que causou os períodos de hiperinflação no Brasil. Hiperinflação é baderna de governo irresponsável que “imprime dinheiro” para cobrir déficit fiscal e, fazendo isto, quebra o freio dos preços com recursos ilimitados (vide razão para Lei de Responsabilidade Fiscal). Inflação de crescimento para alinhar oferta e demanda, assim como alinhar remuneração dos trabalhadores é normal. Vide post Crescimento com inflação.

Governo corrupto. Nosso índice de corrupção medido pelo CPI (Transparency) é de 38 (era de 43 em 2014), ainda melhor que o da China (37) e da Rússia (29). Bastante compatível com nosso estágio de desenvolvimento. Corrupção é uma característica do subdesenvolvimento, 80% correlacionada com o estágio econômico e fortalecimento das instituições. De certa forma é um incentivo para os governantes, contudo precisamos criar um incentivo mais alinhado com o crescimento do Brasil, ao invés da ineficiência. Vide post: Corrupção e PIB/cap; Custo do Agente: Corrupção e Crescimento Econômico e Presidente Bilionário

Empresários incompetentes. Todos nós somos improdutivos quando comparados a nossos pares em economias desenvolvidas. Razão intrínseca de nosso subdesenvolvimento. Crescer significa melhorar nossa produtividade. Nossos empresários são os melhores agentes que temos para fazer o país crescer. Selecionados meritocraticamente pela economia de mercado. Tomam riscos com o objetivo de maximizar os lucros. Geram empregos e pagam os impostos. Trabalham todos os dias para melhorar a produtividade. Não perdem tempo com negócios não lucrativos. Fecham. Vide post Produtividade e Inépcia.

Infra-estrutura ruim. Problema intrínseco do subdesenvolvimento. Vamos crescer, arrecadar mais impostos e viabilizar infra-estrutura melhor.

Mão-de-obra desqualificada. Problema intrínseco do subdesenvolvimento. Neste caso a evidência tem demonstrado que temos mão-de-obra mais qualificada do que necessitamos para nosso estágio econômico. Temos ociosidade. O tempo médio de educação do brasileiro evoluiu significativamente nos últimos 20 anos contudo crescemos economicamente muito pouco. Somos o país onde o engenheiro trabalha de motorista de táxi, ao invés do motorista de táxi estar trabalhando para pagar a faculdade de engenharia. Vide chart: Educação e Produtividade

Outros. Os demais tabus já são problemas de adolescentes irresponsáveis que precisam fazer Exército ou terapia para virarem adultos.

Um comentário em “Tabus da Falta de Crescimento”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s