Nossa taxa de crescimento nos últimos 40 anos foi da ordem de 1% ao ano no PIB/cap e 2,6% no PIB. Não sabemos crescer. Contudo criamos uma série de justificativas para este fracasso econômico:
- Inflação
- Governo corrupto
- Empresários incompetentes (produtividade)
- Infra-estrutura ruim
- Mão-de-obra desqualificada (educação)
- Religião católica avessa ao lucro
- Colonização portuguesa
- Imperialismo norte-americano e europeu
- Concentração de renda
- etc.
Imagine a China em 1978 saindo do comunismo na economia e entrando no capitalismo. De lá para cá tem tido taxas de crescimento da ordem de 10% ao ano. Um país que cometeu o absurdo de entrar no comunismo, ignorou meritocracia e expulsou empresários, professores e líderes políticos para Taiwan. Qual era o contexto desta economia quando começou a crescer 10% ao ano? Pior do que o nosso?
A principal razão de nossa falta de crescimento é nossa irresponsabilidade. Colocamos a culpa em fatores externos. O jardim do vizinho é mais bonito.
Comecemos a ser cidadãos responsáveis, ou seja, vamos tomar atitudes que melhorem nossa comunidade composta pelas pessoas que vivem no Brasil, nossos vizinhos e conterrâneos, as pessoas com as quais convivemos em nosso dia a dia.
Sobre os tabus:
Inflação. Aumento de preços. Uma das variáveis da economia. Necessária quando há um desalinhamento entre oferta e demanda. Crescimento econômico é baseado em demanda maior do que a oferta. Só há crescimento se a demanda for maior do que a oferta então precisamos conviver com inflação durante os primeiros anos do crescimento. Após o crescimento estar totalmente presente nas mentes dos empresários eles já projetarão oferta igual a demanda crescente e, desta forma, a inflação deverá ceder significativamente. Diferente de inflação gerada por déficit fiscal que causou os períodos de hiperinflação no Brasil. Hiperinflação é baderna de governo irresponsável que “imprime dinheiro” para cobrir déficit fiscal e, fazendo isto, quebra o freio dos preços com recursos ilimitados (vide razão para Lei de Responsabilidade Fiscal). Inflação de crescimento para alinhar oferta e demanda, assim como alinhar remuneração dos trabalhadores é normal. Vide post Crescimento com inflação.
Governo corrupto. Nosso índice de corrupção medido pelo CPI (Transparency) é de 38 (era de 43 em 2014), ainda melhor que o da China (37) e da Rússia (29). Bastante compatível com nosso estágio de desenvolvimento. Corrupção é uma característica do subdesenvolvimento, 80% correlacionada com o estágio econômico e fortalecimento das instituições. De certa forma é um incentivo para os governantes, contudo precisamos criar um incentivo mais alinhado com o crescimento do Brasil, ao invés da ineficiência. Vide post: Corrupção e PIB/cap; Custo do Agente: Corrupção e Crescimento Econômico e Presidente Bilionário
Empresários incompetentes. Todos nós somos improdutivos quando comparados a nossos pares em economias desenvolvidas. Razão intrínseca de nosso subdesenvolvimento. Crescer significa melhorar nossa produtividade. Nossos empresários são os melhores agentes que temos para fazer o país crescer. Selecionados meritocraticamente pela economia de mercado. Tomam riscos com o objetivo de maximizar os lucros. Geram empregos e pagam os impostos. Trabalham todos os dias para melhorar a produtividade. Não perdem tempo com negócios não lucrativos. Fecham. Vide post Produtividade e Inépcia.
Infra-estrutura ruim. Problema intrínseco do subdesenvolvimento. Vamos crescer, arrecadar mais impostos e viabilizar infra-estrutura melhor.
Mão-de-obra desqualificada. Problema intrínseco do subdesenvolvimento. Neste caso a evidência tem demonstrado que temos mão-de-obra mais qualificada do que necessitamos para nosso estágio econômico. Temos ociosidade. O tempo médio de educação do brasileiro evoluiu significativamente nos últimos 20 anos contudo crescemos economicamente muito pouco. Somos o país onde o engenheiro trabalha de motorista de táxi, ao invés do motorista de táxi estar trabalhando para pagar a faculdade de engenharia. Vide chart: Educação e Produtividade
Outros. Os demais tabus já são problemas de adolescentes irresponsáveis que precisam fazer Exército ou terapia para virarem adultos.
Um comentário sobre “Tabus da Falta de Crescimento”