Liberalismo é um vírus do mundo ocidental que afeta em muito o nosso contexto no Brasil. Precisamos trazer Iluminismo, através do Método Científico, para desvendar a Verdade e o caminho do Progresso Genuíno.
Liberalismo Econômico é uma ideologia política e econômica que defende a economia de mercado baseada na iniciativa dos indivíduos e na propriedade privada nos meios de produção (Wikipedia). Entre suas características estão:
- Abertura comercial e ampla competição
- Mínima intervenção dos governos, só nos casos de falhas do mercado
- Orçamento governamental balanceado e restrito com impostos baixos
- Privatização e desregulamentação,
- Flexibilização de leis trabalhistas e contra sindicatos
É uma Ideologia e, sendo assim, não é baseada em Ciência Econômica. Muito similar a uma crença religiosa, precisa de uma certa fé para que as evidências sejam ignoradas. Observando as evidências empíricas do mundo, vemos que os países que geram o maior progresso com inclusão social há mais de 60 anos estão na Ásia (Singapura, China, Coréia do Sul, Taiwan, etc.) e menosprezam o liberalismo. Leiam “Liberalism Disavowed” de Chua Beng Huat e “Kicking Away The Ladder” de Ha-Joon Chang. Outra evidência desta ideologia ocidental é que nenhum Economista Asiático destes países de sucesso em crescimento inclusivo ganharam Prêmio Nobel em Economia, apesar do desempenho muito superior ao do Ocidente neste longo período.
Se analisarmos os valores do liberalismo conseguimos entender que visam os interesses de seus defensores a medida que lhes dão direitos sem responsabilidades. Eles diminuem as barreiras para a expansão de seus interesses sem a mínima responsabilidade social perante as comunidades.
É a perspectiva do Rico para deixar o Pobre onde está, sem incluí-lo no desenvolvimento econômico.
Principais Abordagens Equivocadas pelos liberais:
- Governo é incompetente e corrupto e não pode ser confiado enquanto os empresários podem ser confiados
- Pobre é vagabundo, não gosta de trabalhar, só gosta de receber benefícios sem fazer nada
- Juros precisa ser alto porque o governo é irresponsável fiscalmente e representa alto risco para os investidores que lhe emprestam dinheiro (os liberais)
- Setores lucrativos com vantagens comparativas não devem pagar impostos (exportações de commodities agrícolas e minerais) e sacerdócio.
Em resumo, os liberais, normalmente empresários, colocam a culpa dos problemas do mundo nos outros (governo, políticos, burocracia, impostos, mão-de-obra, pobres etc.), nunca neles. Não assumem que os responsáveis pelos problemas são quem têm poder, recursos, para influenciar as decisões, nunca as pessoas sem poder. E fazem lobby no Congresso para garantir seus interesses em detrimento dos interesses da população como nos casos emblemáticos da Lei Kandir, da Autonomia do Banco Central e da Isenção de Tributação de Igrejas.

Liberais alinham-se muito bem a fascistas, por acreditarem que faz sentido impor seus interesses e visões nos outros. Não costumam respeitar diversidade e harmonia, mas acham importante respeitar as Leis que eles escrevem e dar liberdade de expressão para a Mídia que é paga para defender seus interesses. Proibição do Aborto é um exemplo claro de atitude fascista de pessoas em conflito de interesse (homens nunca deveriam poder votar neste assunto).
Liberalismo é um Vírus que Impede o Progresso com Inclusão Social da Humanidade. A cura vem através da aplicação do Método Científico do Iluminismo.
O diferencial do Homo Sapiens em relação às demais espécies é a capacidade de Planejamento. Sem Planejamento não há Progresso com Inclusão Social. Liberal é contra Planejamento porque acredita no Deus Mercado e reza para ele. Como vamos ter o Futuro que queremos para a nossa comunidade através de crença em algo que não é paupável? Este Futuro nunca chega desde 1980 quando paramos de fazer Planejamento e pegamos o vírus do liberalismo.

2 comentários em “Iluminismo contra o Vírus do Liberalismo”