Olimpíada, Competição e Crescimento

Qual é a importância dos Jogos Olímpicos, dos esportes, para o desenvolvimento dos países? O resultado de medalhas demonstra enorme correlação com o PIB do país. Quanto maior a riqueza, melhor o resultado nos esportes. O PIB/capita é importante, mas parece que o PIB em si é mais correlacionado devido ao ganho de escala. Faço este argumento ao comparar os resultados dos EUA e da China. Por que os países ricos preocupam-se tanto, investem tanto em esportes?

Competição é elemento crítico para o aumento de produtividade, para o enriquecimento, para o capitalismo e para a democracia. Competitive Advantage of Nations do Michael Porter demonstra isto dentro do ambiente de desenvolvimento do Japão.

O crescimento econômico vem através da alocação meritocrática de nossos melhores recursos nas posições de decisões mais importantes da economia do país. No mercado privado o capitalismo garante este processo através da competição saudável entre os empresários nacionais. Na área governamental este processo ocorre através da democracia. A eleição com competição entre os vários partidos garante esta alocação.

Quando não há competição, quando não há o processo meritocrático de alocação dos melhores recursos nacionais para as posições mais importantes, o sistema econômico não é otimizado. Isto ocorre na monarquia (Idade Média), no comunismo de mercado (URSS, Cuba, China pré 1978) e na ditadura (Coréia do Norte). Falta de competição minimiza o bom uso dos recursos, o fortalecimento da comunidade e a melhoria de qualidade de vida para toda a população.

A competição precisa ser saudável. Não adianta treinar nossas crianças para tentar replicar o Michael Phelps. É desperdício de recursos tentar um sonho impossível, ou muito distante. As crianças vão desanimar muito cedo e os pais não vão se convencer a financiar tal empreitada. Por outro lado faz todo sentido incentivarmos todos os pais a colocarem seus filhos em escola de natação. No geral terão uma vida mais saudável, aprenderão o espírito competitivo, e trabalharão com foco em resultados. Isto vale para todos os esportes. Esforço, perseverança, resolução de problemas para melhoria do desempenho são valores importantes para o progresso da humanidade. Melhoria de produtividade.

Os liberais querem colocar os melhores brasileiros para competir contra o Michael Phelps. Os desenvolvimentistas querem que Todas as crianças brasileiras aprendam a nadar e competir.

Publicado por

Eduardo Giuliani

Empresário nos setores de agronegócio, bioenergia, venture capital e imobiliário. Trabalhou como consultor pela McKinsey & Co. e investidor pela Advent International. Iniciou estudos sobre crescimento econômico em 1994 com o Curso National Economic Strategies de Bruce R. Scott na Harvard Business School (Membro do U. S. Competitiveness Policy Council). Cursou System Dynamics no MIT. Liderou trabalho de produtividade em Telecomunicações e Construção no McKinsey Global Institute. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP. MBA pela Harvard Business School. Tenente da Reserva do Exército. Casado. Três filhos. Tri-atleta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s