Olimpíada, Competição e Crescimento

Qual é a importância dos Jogos Olímpicos, dos esportes, para o desenvolvimento dos países? O resultado de medalhas demonstra enorme correlação com o PIB do país. Quanto maior a riqueza, melhor o resultado nos esportes. O PIB/capita é importante, mas parece que o PIB em si é mais correlacionado devido ao ganho de escala. Faço este argumento ao comparar os resultados dos EUA e da China. Por que os países ricos preocupam-se tanto, investem tanto em esportes?

Competição é elemento crítico para o aumento de produtividade, para o enriquecimento, para o capitalismo e para a democracia. Competitive Advantage of Nations do Michael Porter demonstra isto dentro do ambiente de desenvolvimento do Japão.

O crescimento econômico vem através da alocação meritocrática de nossos melhores recursos nas posições de decisões mais importantes da economia do país. No mercado privado o capitalismo garante este processo através da competição saudável entre os empresários nacionais. Na área governamental este processo ocorre através da democracia. A eleição com competição entre os vários partidos garante esta alocação.

Quando não há competição, quando não há o processo meritocrático de alocação dos melhores recursos nacionais para as posições mais importantes, o sistema econômico não é otimizado. Isto ocorre na monarquia (Idade Média), no comunismo de mercado (URSS, Cuba, China pré 1978) e na ditadura (Coréia do Norte). Falta de competição minimiza o bom uso dos recursos, o fortalecimento da comunidade e a melhoria de qualidade de vida para toda a população.

A competição precisa ser saudável. Não adianta treinar nossas crianças para tentar replicar o Michael Phelps. É desperdício de recursos tentar um sonho impossível, ou muito distante. As crianças vão desanimar muito cedo e os pais não vão se convencer a financiar tal empreitada. Por outro lado faz todo sentido incentivarmos todos os pais a colocarem seus filhos em escola de natação. No geral terão uma vida mais saudável, aprenderão o espírito competitivo, e trabalharão com foco em resultados. Isto vale para todos os esportes. Esforço, perseverança, resolução de problemas para melhoria do desempenho são valores importantes para o progresso da humanidade. Melhoria de produtividade.

Os liberais querem colocar os melhores brasileiros para competir contra o Michael Phelps. Os desenvolvimentistas querem que Todas as crianças brasileiras aprendam a nadar e competir.

Publicado por

Eduardo Giuliani

Edu é empresário nos setores de agronegócio, bioenergia, venture capital e imobiliário. Trabalhou como consultor pela McKinsey & Co. (1991-97) e investidor pela Advent International (1998-99). Iniciou estudos sobre crescimento econômico em 1994 com o Curso National Economic Strategies de Bruce R. Scott na Harvard Business School (Membro do U.S. Competitiveness Policy Council). Cursou System Dynamics no MIT (1994). Liderou trabalho de produtividade em Telecomunicações e Construção no McKinsey Global Institute (1997). Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP (1989). MBA pela Harvard Business School (1995). Tenente da Reserva do Exército (1985). Casado. Três filhos. Tri-atleta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s