Orientação para o Brasil: Progresso da Ásia (Singapura e China)

Com o objetivo de criar um país melhor para nossos filhos devemos olhar para a Ásia, não para o Ocidente como estamos acostumados devido a nossa colonização. A dificuldade de aprender sobre a Ásia não está só na linguagem, mas também nas distorções que a mídia ocidental cria em tudo que vem da Ásia, na maioria das vezes de maneira negativa (BBC, New York Times, The Washington Post etc.).

O fenômeno mais relevante na Ásia ocorreu em Singapura através da liderança de Lee Kuan Yew. Dois vídeos permitem entender o Homem:

Durante invasão japonesa de Singapura, LKY viu os japoneses fuzilarem seus amigos mais inteligentes na praia, para evitar que eles criassem problemas. Após a guerra foi para a Inglaterra estudar direito em Cambridge e voltou para Singapura para formar um país Independente. Representante dos trabalhadores, lutou contra os comunistas politicamente, para isolá-los e levar o país por um caminho de progresso e inclusão social sem precedentes na História da Humanidade, indo de país pobre, colonizado, para o país mais desenvolvido do Mundo, em 50 anos, sem qualquer ajuda de recursos naturais que não possuem, pois precisam importar até água da Malásia.

A importância de Singapura (6 milhões de habitantes) fica mais reconhecida quando se percebe que ela influenciou todos os países da Ásia, principalmente a China de Deng Xiaoping (1,4 bilhões de habitantes), que abandonou o comunismo em `1978 para seguir o caminho de capitalismo inclusivo (ou comunismo capitalista).

O sucesso de Singapura e China são a principal evidência empírica de que crescimento econômico inclusivo é determinístico, ou seja, basta aplicar os conceitos econômicos (com a lógica matemática de Smith e Keynes) para seguir o mesmo caminho. O grande desafio é alinhar os interesses políticos, que são protegidos por corrupção corporativa, em todos os países do Ocidente incluindo EUA, Reino Unido, Alemanha, França etc. onde os interesses econômicos das grandes empresas são protegidos por leis (lobbies), por governantes (doações de campanha etc.) e pela mídia (propaganda).

A mídia ocidental é punida em Singapura se não deixar o governo ter direito de resposta na capa do jornal caso publique algum artigo com informações falsas.

LKY era um Homem de extrema Coragem, advogado, político, eleito e reeleito pelo povo de Singapura inúmeras vezes até se retirar e passar a liderança para a segunda geração. A qualidade de todos cidadãos de Singapura, quando comparados a outros cidadãos do mundo, é de chamar a atenção. Abaixo algumas das mentes brilhantes de Singapura sobre temas de interesse da atualidade:

Outros vídeos interessantes sobre a Ásia:

Publicado por

Eduardo Giuliani

Edu é místico* e empresário nos setores de agronegócio, bioenergia, venture capital e imobiliário. Trabalhou como consultor pela McKinsey & Co. (1991-97) e investidor pela Advent International (1998-99). Iniciou estudos sobre crescimento econômico em 1994 com o Curso National Economic Strategies de Bruce R. Scott na Harvard Business School (Membro do U.S. Competitiveness Policy Council). Cursou System Dynamics no MIT (1994). Liderou trabalho de produtividade em Telecomunicações e Construção no McKinsey Global Institute (1997). Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP (1989). MBA pela Harvard Business School (1995). Tenente da Reserva do Exército (1985). Casado. Três filhos. Tri-atleta. * místico é uma pessoa que aborda os mistérios da vida através do método científico, sem aceitar dogmas e ideologias. Método científico sendo o processo de fazer análises de evidências empíricas sem ter conflito de interesse.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s