O que você pode fazer pelo Brasil II – “Guerra Civil” Macro-econômica

Precisamos agir. Um Brasil melhor não vai cair do céu. Vou escrever sobre o contexto atual e os gargalos importantes para ação.

Inacreditavelmente a biruta perdeu o poder através de impeachment, apesar de mais de metade do Congresso estar amarrado pela Lava Jato. Iria claramente cair pelo TSE, mas a lentidão da impunidade do sistema jurídico foi ultrapassada pelo esforço político após 20 meses e R$2 trilhões de perdas econômicas. O Congresso apesar do Eduardo Cunha ganhou em resultado de 1 a 0 do STF do Lewandowski.

As manifestações intelectuais e pacíficas, somadas a iniciativas do sistema jurídico exemplificadas e ampliadas pelo Moro, estão criando o Deus Brasileiro, energia cósmica das boas iniciativas que transformam e evoluem nossas vidas. Precisamos esquecer o Deus Papai Noel que traz presentes para quem tem fé, paga dízimo e não faz nada, e acreditar mais no Deus Brasileiro formado por esta energia positiva de quem corre atrás para fazer o futuro que queremos. Cármen Lúcia no STF com Lewandowski fora é ainda mais energia para nosso Deus no gargalo extremo do sistema jurídico do foro privilegiado e da impunidade. Dias ainda melhores virão.

Nossa comunidade está em frangalhos. Desemprego de 11,6% (12 milhões de brasileiros), 10 milhões trabalhando na informalidade. Governo prevendo desemprego chegar a 14% e agindo consistentemente para isto (juros altos, câmbio valorizado, déficit nominal de 10%, liberalismo econômico irresponsável). Violência subindo progressivamente. Desindustrialização. Instabilidade política. Governo MT será cassado pelo TSE e sairá do poder em 6 meses. Mais da metade do Congresso enrolado com Lava Jato. Baderna econômica e política. Precisamos consertar a econômica primeiro.

Tenha em mente que este cenário não vai melhorar nos próximos 18 meses, só vai agravar. Com taxa de crescimento abaixo de 2% ao ano não estabilizamos o desemprego e este governo com déficit nominal da ordem de 10% até 2017 não prevê entregar nem isto.

O ajuste macro-econômico é fácil e rápido: câmbio com competitividade econômica internacional de R$8,7, juros moderados de 5% e déficit nominal de 2%. O desafio é convencer os tomadores de decisão da racionalidade destas medidas e você precisa estudar caso ainda não esteja convencido. Não tenha fé. Não acredite em mim. Estude nossos dados e textos. Pense com sua cabeça. Eu aposto metade de meu patrimônio e minha vida econômica depois de 30 anos de experiência. Invista alguns dias e aprofunde-se no tema.

Armado nosso Exército, vamos para a Guerra Civil Macro-Econômica:

  • Evoluir o debate na mídia Valor, Folha, Estado e Globo. Nosso Quarto Poder que viabilizou o impeachment.
  • Enfrentar a inépcia da equipe econômica
  • Enfrentar a inépcia ou má fé dos 9 membros do Copom

Eu sou um pequeno empresário e bloguista com poder bastante limitado. Acredito no Deus Brasileiro mas precisamos trazer mais Brasileiros para o jogo. Estamos perdendo de 9 a 1 para a China mas continuo em campo.

7 de setembro é Dia da Independência. Vamos levar nosso Brasil a sério?

 

Publicado por

Eduardo Giuliani

Empresário nos setores de bioenergia, agronegócio, venture capital, e imobiliário. Trabalhou como consultor pela McKinsey & Co. e investidor pela Advent International. Iniciou estudos sobre crescimento econômico em 1994 com o Curso National Economic Strategies de Bruce R. Scott na Harvard Business School (Membro do U. S. Competitiveness Policy Council). Cursou System Dynamics no MIT. Liderou trabalho de produtividade em Telecomunicações e Construção no McKinsey Global Institute. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP. MBA pela Harvard Business School. Tenente da Reserva do Exército. Casado. Três filhos. Tri-atleta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s