Harmonia no Brasil 2022

O Brasil está no pior momento de sua História Republicana (1889-2022), com desempenho similar ao da época de Brasil Império (1822-88), quase tão ruim quanto Brasil Colônia (1500-1822). A métrica é o crescimento do PIB (A Evolução do Brasil). Não há como um ser humano consciente estar satisfeito com esta situação. Falhamos nas 3 Leis Naturais: Progresso, Meritocracia e Inclusão Social.

As Leis Naturais são evidências da evolução da vida e do universo. Há 14 bilhões de anos saímos de um próton para todos este universo de matéria e consciência. Há 2 bilhões de anos formamos a primeira célula e hoje temos este planeta repleto de vida. Ano após ano progredimos, sempre melhorando. Progresso.

Esta evolução sempre seguiu a Meritocracia com o ser ou variedade viva de melhor desempenho progredindo mais rápido que os demais. E na evolução humana passamos de reinados e tiranias para repúblicas e democracia. Em um processo envolvendo método científico e transparência para Incluir de maneira crescente o potencial dos seres humanos na contribuição para evolução da Vida.

Nesta evolução da Inclusão, o próximo passo que descobrimos foi o da Harmonia, superior ao da Democracia. Na Democracia, onde se procura fazer o melhor para a maioria, há espaço para o fascismo como observamos nos EUA (Trump), na Alemanha (Hitler), na Itália (Mussolini), em Israel (contra palestinos) e no Brasil (Bozo) e em qualquer outra democracia do mundo. É permitido fazer o melhor para a maioria em detrimento dos interesses legítimos de várias minorias. Isto não é permitido no conceito de Harmonia de Singapura e China.

Harmonia não permite Miséria, Desemprego, Censura de opinião, Discriminação contra a diversidade de pensamento, religião, raça, sexualidade etc.

Há um consenso em nossas consciências sobre a necessidade da Harmonia. Como procurá-la em nosso contexto brasileiro?

Na política envolve o lema Prefiro Lula Ladrão do que Bozo Burro. Não há dúvidas sobre as ilicitudes de Lula ou sobre a inépcia do Bolsonaro. E nem que Lula teve desempenho muito melhor nas Leis Naturais. Apesar de discordar dos métodos do PT, se não fosse Lula hoje correríamos o risco de ter que engolir um segundo mandato fascista do Bolsonaro.

Tenho esperança que Lula tenha aprendido a lição (Lula e a Felicidade de deus (2006)) e que possamos transformar o PT, ou uma fusão do PT com outros partidos, em um Partido dos Brasileiros, como o People Action Party (PAP) de Singapura ou o Comunista Chinês. Lula já deu alguns passos de mestre colocando o Alckmin de vice e a possível indicação de Haddad para presidência ou Ministro da Economia.

Considerando o conceito de Harmonia, precisamos unir todas nossas melhores competências nas diversas áreas em torno de um Bem comum. Nenhum partido nacional tem o comprometimento social do PT, que colocou eliminação da Miséria como propósito principal. Não souberam executar o plano com competência, mas tinham a intenção e fizeram bastante progresso nesta área (Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Ciência sem Fronteiras etc.). Nenhum outro partido nacional tem esta intenção. Só palavras. Mesmo o Moro, sem dúvidas um Herói Nacional, que nos trouxe a esperança de termos um governo mais honesto e equilibrado, quando foi montar sua equipe de governo incluiu economistas do mercado financeiro sem nenhuma visão social. Seu governo talvez fosse uma catástrofe social como o do Bolsonaro.

Vamos parar de perseguir os corruptos e concentrar os esforços em eliminar as causas da corrupção. Interesse próprio que leva à corrupção é parte de nossa natureza humana, precisamos na verdade minimizar o custo do agente através de método científico e transparência. Nos países de sucesso como Singapura e China este processo foi gradual e o fator chave foi criar um governo independente do setor corporativo. Para grande parte dos cargos paga-se melhor no governo do que na iniciativa privada.

Sonho de terceira via morreu. Simone Tebet parece uma boa líder, sabendo navegar em ambientes ilícitos com Harmonia, mas a estrutura de poder está desagregada sem capacidade de acordo e racionalidade. Por incrível que pareça desconstruíram Moro, Doria e Mandetta (que chegaram a ter uns 15% das intenções de voto).

Por Harmonia, sigo a Anitta, Prefiro Lula Ladrão do que Bozo Burro. Este apoio ao Lula precisa ser bem negociado para garantirmos uma evolução do Partido dos Trabalhadores para o Partido dos Brasileiros. Moro deveria participar deste processo e, com um bom acordo, garantir vitória já no Primeiro Turno.

Publicado por

Eduardo Giuliani

Edu é místico* e empresário nos setores de agronegócio, bioenergia, venture capital e imobiliário. Trabalhou como consultor pela McKinsey & Co. (1991-97) e investidor pela Advent International (1998-99). Iniciou estudos sobre crescimento econômico em 1994 com o Curso National Economic Strategies de Bruce R. Scott na Harvard Business School (Membro do U.S. Competitiveness Policy Council). Cursou System Dynamics no MIT (1994). Liderou trabalho de produtividade em Telecomunicações e Construção no McKinsey Global Institute (1997). Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP (1989). MBA pela Harvard Business School (1995). Tenente da Reserva do Exército (1985). Casado. Três filhos. Tri-atleta. * místico é uma pessoa que aborda os mistérios da vida através do método científico, sem aceitar dogmas e ideologias. Método científico sendo o processo de fazer análises de evidências empíricas sem ter conflito de interesse.

Um comentário sobre “Harmonia no Brasil 2022”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s