Muitas pessoas consideram a pena capital como um ato violento. Ruim para a comunidade. Precisamos entender melhor o conceito antes de julga-lo. Alguns países Iluminados, de sucesso econômico e razoável distribuição de renda, possuem a pena capital. Entre eles destacam-se Cingapura, EUA e China.
A pena capital para certas situações como estupro, pedofilia, tráfico, assassinatos e corrupção sem demonstração de arrependimento e minimização de prejuízos para a sociedade pode sim melhorar a comunidade.
Como seres humanos temos o tal do interesse próprio, que é positivo para a nossa evolução (p.ex. agente no capitalismo), contudo é perigoso se deixado atuar livremente, sem controle pela comunidade. Democracia é uma das ferramentas sociais para controlarmos nosso interesse próprio. Com incentivos errados nos achamos deuses e queremos ter direitos maiores que nossos concidadãos sem as devidas responsabilidades. Este é o problema com os reis, imperadores, ditadores etc. Democracia apareceu para acabar com este problema de abuso. O líder deve estar nesta posição porque trabalha para o Bem comum.
Direitos e responsabilidades. O direito à vida no universo vem com a responsabilidade de cada ser vivo melhora-lo, contribuir para aumentar a energia positiva da vida. Lei da evolução. Se alguém decide com seu livre arbítrio prejudicar este acordo da vida, melhor que seja eliminado. Energia negativa para a comunidade deve ser suprimida.
Na situação atual do Brasil seria hipocrisia dizer que no lugar destes políticos e empresários não estaríamos nos comportando exatamente como eles. O sistema de incentivos atual os conduziu a este comportamento. E o interesse próprio deles capturou a oportunidade. Como fazer para que os próximos não tenham o mesmo comportamento? Como outros países fizeram para lidar com esta situação?
Alguns países religiosos extremistas possuem a pena capital para controlar e manipular quem está embaixo. Outros possuem para controlar também quem está em cima. A inexistência de pena capital protege comportamentos ruins visto que pessoas covardes são as que mais os praticam, sendo assim o risco de morte contém fortemente estas atividades prejudiciais à vida.
Qual teria sido o comportamento destes brasileiros que se corromperam se houvesse a pena capital? Continuariam mentindo após serem pegos? Iriam procurar ajudar nas investigações e minimizar o dano causado para a sociedade?
As ilicitudes das equipes econômicas que nos colocaram nesta depressão, que causaram e estão causando a morte desnecessária de dezenas de milhares de brasileiros por ano através das externalidades de aumento de violência e falta de recursos para saúde e segurança pública. Assassinatos brancos. Que tipo de punição merecem?
Qual a base científica da afirmação: “A inexistência de pena capital protege comportamentos ruins visto que pessoas covardes são as que mais os praticam, sendo assim o risco de morte contém fortemente estas atividades prejudiciais à vida.”?
CurtirCurtir
É uma inferência que eu faço com base na existência da pena capital em vários países de sucesso econômico, notadamente Singapura e China, e experiência de vida sobre a natureza do comportamento humano.
CurtirCurtir