O aumento dos juros e a Depressão do Brasil

Analisando os dados da economia brasileira de 2011 até hoje, observamos que a razão de termos entrado nesta depressão foi o aumento de juros a partir de 2013. Tabela Juros e Depressão. Dilma vinha conduzindo a economia com um déficit nominal aceitável até meados de 2013. Quando a inflação começou a subir um pouco entregou sua estratégia de baixar os juros para o “mercado”, subiu os juros, conteve demanda perdendo arrecadação e aumentou suas despesas detonando um processo de aumento agressivo do déficit nominal insustentável que colocou o Brasil em depressão econômica.

O mais perigoso de tudo isto é uma linha de economistas do mercado financeiro que sustentam que para sairmos da depressão precisamos aumentar os juros e abaixar o câmbio. Irresponsáveis.

Publicado por

Eduardo Giuliani

Empresário nos setores de agronegócio, bioenergia, venture capital e imobiliário. Trabalhou como consultor pela McKinsey & Co. e investidor pela Advent International. Iniciou estudos sobre crescimento econômico em 1994 com o Curso National Economic Strategies de Bruce R. Scott na Harvard Business School (Membro do U. S. Competitiveness Policy Council). Cursou System Dynamics no MIT. Liderou trabalho de produtividade em Telecomunicações e Construção no McKinsey Global Institute. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP. MBA pela Harvard Business School. Tenente da Reserva do Exército. Casado. Três filhos. Tri-atleta.

2 thoughts on “O aumento dos juros e a Depressão do Brasil”

  1. Então Juliano! Esta é a receita do golpe! A Dilma, péssima presidente, personalidade fraca e frouxa, assim que reelegeu, procurou fazer o que o ” mercado” queria, aprofundando ainda mais esta situação.
    E não vai melhorar. Logo a frente, após o golpe, teremos Arminio Fraga, com sua política de baixar os salários ( na época do FHC eles nao passavam de U$ 50,00 ), destruindo a viabilidade de muitos negócios e o mercado interno, e aumentar ainda mais a taxa de juros ( quando ele foi ministro levou esta taxa a 45%).
    Mas, como ele mesmo ja falou, o Brasil foi planejado para isto! Ser um pais agro extrativista, e eu completo, com uma elite vassala e caipira que brinca de ser capitalista, mas na realidade so serve para administrar e não deixar o pais crescer e ser dos brasileiros de fato.
    Abço!

    Curtir

    1. Também tenho este medo na gestão dos juros. Quanto a elite e aos políticos temos o que temos. Precisamos consertar os incentivos. Este conserto é feito via governo dedicando os recursos para infra-estrutura social. Capitalismo é feito pelas elites que têm capital, contudo o governo deve incentivar a produção e não o rentismo, de maneira que esta elite seja constantemente reciclada pelos novos produtores (empreendedores).

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s