Bem-vindo!

Você quer ajudar na construção de um Brasil com crescimento econômico (10% ao ano) e inclusão social (GINI abaixo de 0,35)? Já fomos um país bastante competente até 1984 (veja na Evolução do Brasil desde 1500). Entenda a Natureza da Vida Humana

No Menu à esquerda temos páginas com conceitos e dados.
Abaixo estão os artigos escritos no blog em ordem cronológica.

Temos trabalho a ser implementado em questões científicas (macroeconomia) e políticas. O caminho científico é muito claro como estabelecido por Smith, Keynes, Friedman e Stiglitz e implementado com sucesso por Singapura e China. As medidas macroeconômicas para gerar crescimento via maximização de demanda agregada são:

  • Câmbio de R$9 (nível de competitividade econômica internacional)
  • Juro de Zero (taxa neutra para expandir base monetária buscando pleno emprego)
  • Impostos nas exportações de commodities agrícolas e minerais (fim da lei kandir)
  • Investimentos em infra-estrutura social de R$2 trilhões nos próximos 10 anos (moradia, educação/EAD, internet e mobilidade/transporte)
    Plano Keynes – Brasil 2050
  • Obrigatoriedade de poupança fiscal mínima de 4% do PIB sem amarras constitucionais.

O caminho político envolve o tratamento dos incentivos para minimizar custo do agente e a organização de partidos profissionais:

Este blog procura demonstrar a lógica científica por trás de cada uma das recomendações. Consideramos que a busca da Verdade como feito pela Ciência no Renascimento é fundamental para o Progresso. O que não pode ser questionado é porque não é Verdade. Use seu libre arbítrio e questione Tudo. Nesta busca da Verdade precisamos deixar claro que enfrentamos 4 obstáculos com interesses próprios que distorcem as informações através de influência no Congresso, nas Instituições de Ensino e na Mídia. Isto não aconteceria se respeitássemos o princípio de não decidir ou influenciar decisões em situação de conflito de interesse nas questões nacionais.

  • Oligarquia financeira: manipula taxa de juro no Banco Central
    Desrespeito às melhores práticas internacionais desenvolvidas por Smith, Keynes e Friedman; Sistema Financeiro Ilícito; Depressão econômica induzida e voluntária (Brasil Macro 1996-2018)
  • Oligarquia do agronegócio: isenta impostos nas exportações de seus produtos o que gera doença holandesa no câmbio e desindustrializa o país
  • Oligarquia dos servidores: exagera as remunerações e os direitos
  • Oligarquia do sacerdócio: isenta impostos em negócio lucrativo, manipula ilicitamente mundo espiritual para ganho no mundo material (o que Deus acha das igrejas não contribuírem para a evolução social das comunidades onde atuam?)

O objetivo da Ciência Econômica é gerar riqueza com inclusão social. O conhecimento desenvolvido pela Humanidade demonstra que a gestão da alocação de recursos através de Planejamento Governamental (demanda agregada e infraestrutura social) com Meritocracia na economia (capitalismo) e na definição de líderes públicos Democráticos* são a fórmula do sucesso. Temos 211 milhões de cérebros no Brasil – que são nossos principais recursos – muito mal aproveitados (emprego, educação e saúde).

Somos sócios neste país. Reflita sobre nossos pontos e argumentos. Use lógica e bom senso da teoria econômica. O voo de galinha de 1% ao ano em PIB/cap desde 1980 é consequência da gestão macro-econômica. Continuamos em ambiente negativo com o desastre social se ampliando (desemprego de 14%, queda de salários, desalento e violência) em país que já tem uma das piores concentrações de renda do mundo. Chega de miséria. Vamos evoluir nossa comunidade mudando este jogo.

Seja responsável pelo futuro de nosso país e participe tomando iniciativas em sua comunidade.

Orçamento Socialmente Responsável com 3 medidas-chave para maximizar a demanda agregada e retomar pleno emprego com industrialização:

Resumo Geral do blog: BR-Macro para Crescimento Inclusivo

*Democráticos significa fazer o bem para a maioria, seja através de eleição com sufrágio universal (EUA e todos os países desenvolvidos.) ou com amostra significativa de boas cabeças do país (China – 90 milhões de membros do Partido Comunista).

Publicado por

Eduardo Giuliani

Edu é empresário nos setores de agronegócio, bioenergia, venture capital e imobiliário. Trabalhou como consultor pela McKinsey & Co. (1991-97) e investidor pela Advent International (1998-99). Iniciou estudos sobre crescimento econômico em 1994 com o Curso National Economic Strategies de Bruce R. Scott na Harvard Business School (Membro do U.S. Competitiveness Policy Council). Cursou System Dynamics no MIT (1994). Liderou trabalho de produtividade em Telecomunicações e Construção no McKinsey Global Institute (1997). Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP (1989). MBA pela Harvard Business School (1995). Tenente da Reserva do Exército (1985). Casado. Três filhos. Tri-atleta.

4 comentários em “Bem-vindo!”

  1. Bom dia Eduardo!
    Estas me parecem ser as reais demandas do momento. Tudo o que coloquei em comentários anteriores, esta contemplado no plano de governo do senador Requiao. Este me parece ser o centro da discussão para que possamos realmente sair da inercia a que fomos submetidos.
    Por favor, leia o link inteiro e faça seus comentários, ou post com sua interpretação do sugerido pelo senador Requiao, e que me parece ser a linha de pensamento do Ciro Gomes, outro candidato para as eleições de 2018. Abço.
    http://www.conversaafiada.com.br/politica/plataforma-do-requiao-candidato-a-presidente

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s